Tela desidratação de frutas
O negócio de frutas desidratadas está relacionado à alimentação saudável, com sabor diferenciado, e que por ser menos perecível apresenta-se disponível para o consumo em qualquer período do ano.
A alimentação saudável não é somente uma necessidade, mas nos dias atuais transformou-se em um “estilo de vida”, especialmente pela constatação de que traz inegáveis benefícios à saúde, ao bem estar e à qualidade de vida. As frutas desidratadas são ótimas fontes de vitaminas, sais minerais e possuem alto teor calórico. Um bom exemplo dessa riqueza é o damasco seco, que possui duas vezes mais vitamina A e grandes quantidades de potássio e ferro do que a fruta in natura.
Atualmente é possível encontrar em oferta banana desidratada, tâmara, ameixa, uva, maçã, pêra, damasco seco, abacaxi, mamão, manga, jaca, caqui, tomate e muitos outros frutos desidratados. As frutas desidratadas podem ser consumidas naturalmente ou utilizadas como ingredientes na composição de outros alimentos, como: chocolates, bolos, panetones, iogurtes, pães, barras de cereais, etc. Ou seja, esse tipo de alimento possui, além de grande aceitação, um leque de oportunidades de comercialização.
O processo de secagem das frutas pode ser feito de forma natural (solar) ou mecânica. Existem vários tipos e tamanhos de secadores, que utilizam diversos materiais para gerar calor e podem ser adquiridos ou construídos para uso doméstico ou comercial.
Além da grande diferença de temperatura entre os secadores e o ambiente, com base em sua experiência prática consideraram que a diferença na qualidade final dos produtos foi muito significativa.
Para um condição de higiene adequada recomenda-se o uso de tela inoxidável, no secador garantindo um proteção contra contaminantes das frutas.
Comments